A EMPAC atua no ramo de pré-fabricados de concreto e busca continuamente a satisfação de seus clientes, acionistas e funcionários.
MISSÃO
“Fornecer a sociedade pré-fabricados de concreto, em conformidade com os requisitos estabelecidos, atendendo suas necessidades explicitas e implícitas, de forma a contribuir para a melhoria e crescimento da infra-estrutura no Brasil, atuando com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.”
VISÃO
“Tornar-se referência no mercado de pré-fabricados de concreto, buscando atender suas necessidades atuais e futuras, atingindo um crescimento que atenda as expectativas dos clientes, acionistas, profissionais, fornecedores e de toda a sociedade.”
VALORES
”Confiança, Honestidade, Qualidade, Integridade, Respeito, Ética, Foco no Cliente, Pessoal Capacitado, Melhores Processos e Disciplina na Execução e Valores Compartilhados.”
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO
O “Sistema Integrado de Gestão” constitui-se em uma etapa de fundamental importância no aperfeiçoamento dos processos, produtos e serviços em toda a organização. Tem como premissa, para o seu desenvolvimento a garantia de resultados e a estratégia na participação e o envolvimento efetivo de todos os funcionários da organização, em um esforço conjunto na busca destes citados resultados visando a melhoria da qualidade dos produtos, serviços e produtividade.
PROGRAMA 5S
O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.
É de suma importância que nossas atitudes possam incorporar a metodologia 5S, num programa de mudanças de hábitos e comportamentos.
Como estratégia o Programa 5S está voltado para a redução de custos, melhoria da qualidade dos produtos e serviços e aumento da produtividade. Isto é obtido através do combate a todas as formas de desperdícios. São os recursos humanos, ou melhor, pessoas, educadas, qualificadas e treinadas que, com motivação, fazem estas mudanças.
Educar, qualificar o funcionário e treinar, são os desafios que exigem muita determinação das lideranças.
Cada Senso deve ser criteriosamente trabalhado para que possamos consolidar toda a prática conforme diretrizes estratégicas do Sistema Integrado de Gestão alinhado ao Planejamento estratégico da empresa.
PROGRAMA COMBATE DESPERDÍCIO ZERO
Para muitos, talvez a palavra combate tenha soado de maneira forte no título deste breve artigo sobre os desperdícios de produção.
Mas a ideia é essa mesmo, fazer com que os desperdícios sejam vistos como fatores prejudiciais e eliminados do processo produtivo, e desta forma aumentar a competitividade, evitando tais atividades desnecessárias.
O desperdício geralmente é uma atividade desnecessária dentro da empresa, ou seja, é qualquer atividade que não agrega valor ao produto.
Portanto, é de extrema importância não somente mensurar, mas buscar identificar onde estão os desperdícios, e tentar minimizá-los.
Contabilizar estes desperdícios pode ser peça chave na economia competitiva, pois os desperdícios que são muitas vezes imperceptíveis são potenciais que deixam de ser explorado pelas empresas.
POLÍTICA DA QUALIDADE
A EMPAC como empresa atuante no ramo de pré-fabricados de concreto, busca continuamente a satisfação de seus clientes, acionistas e funcionários, bem como a rentabilidade nos negócios, tendo como foco, a qualidade, o atendimento aos requisitos legais, estatutários e de clientes, a responsabilidade social, a preservação do meio ambiente e a melhoria do seu Sistema Integrado de Gestão.
Objetivos da qualidade
Os Objetivos da Qualidade, alinhados com a Política da Qualidade, são os seguintes:
- Promover a melhoria de todos os processos internos, tornando a EMPAC cada vez mais competitiva, eficaz e agregando ainda mais valor à sua marca;
- Desenvolver produtos que atendam integralmente às necessidades e expectativas de clientes e consumidores, visando sua total satisfação;
- Garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro em todas as unidades;
- Investir na capacitação e desenvolvimento das equipes, melhorando seus desempenhos;
- Respeitar integralmente o meio-ambiente e a natureza, operando de forma sustentável;
- Manter comunicação responsável e transparente em todos os níveis da organização;
- Cumprir a legislação aplicável e os requisitos com os quais nos comprometemos.
POLÍTICA AMBIENTAL
A EMPAC visa a produção sustentável de artefatos de concreto, respeitando o meio ambiente, otimizando o uso dos recursos naturais e minimizando a geração de resíduos, prevenindo a poluição, atendendo a legislação ambiental, implementando metas e objetivos, buscando a melhoria nos processos, incorporando os assuntos ambientais aos seus negócios.
A Alta Direção do Grupo EMPAC define a Política Ambiental e assegura que, dentro do escopo definido de seu Sistema de Gestão Ambiental, a política:
a) Está apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços;
b) Inclui um comprometimento com a melhoria continua e com a prevenção da poluição;
c) Inclui o comprometimento em atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela EMPAC que se relacionem com aspectos ambientais;
d) Fornece uma estrutura para o estabelecimento e análise dos objetivos e metas ambientais;
e) Está documentada, implementada e mantida;
f) Foi comunicada a todos que trabalham na EMPAC ou que atuam em seu nome;
g) Está disponível para o público.
POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Para a EMPAC – “Empresa de Artefatos de Concreto Ltda”, responsabilidade social é a gestão integrada, ética e transparente dos interesses dos seus negócios e atividades e de suas relações com todos os seus clientes/fornecedores, promover os direitos humanos e o exercício pleno da cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, trabalhando para erradicar a discriminação, o trabalho degradante, infantil e trabalho forçado, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para reduzir a desigualdade social.
Sistema Integrado de Gestão
Garantir uma gestão integrada com responsabilidade social em todo o Grupo EMPAC.
Performance corporativa
Governança corporativa do Grupo EMPAC é comprometida com a ética e transparência no seu relacionamento com seus clientes/fornecedores.
Desenvolvimento sustentável
Realizar os interesses do Sistema de negócios e atividades com responsabilidade social, cumprir os compromissos assumidos com base nos princípios estabelecidos pelo Pacto Global da ONU, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a organização.
Direitos humanos
Respeitar e apoiar os direitos humanos internacionalmente reconhecidos, baseando as ações com o objetivo em promover os princípios do trabalho decente, o trabalho não-discriminatórias.
Diversidade
Respeitar a diversidade humana e cultural de sua força de trabalho e do setor onde atua.
Princípios de trabalho
Apoiar a erradicação do trabalho infantil, forçado e trabalho degradante na cadeia de abastecimento do Grupo EMPAC.
Investimento Social Sustentável
Buscar a sustentabilidade do investimento social para impulsionar o desenvolvimento social nas comunidades.
Compromisso da Força de Trabalho
Assegurar o compromisso da força de trabalho a Política de Responsabilidade Social.
POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
O Grupo EMPAC, focado nos negócios de excelência em pré-fabricados de concreto para eletrificação, construção e transporte com qualidade e produtividade, visando zelar pela Segurança e Saúde no Trabalho de seus funcionários e parceiros, preservando a integridade física e prevenindo as doenças decorrentes do trabalho, manifesta a sua Política de Saúde e Segurança no Trabalho e define como princípios básicos que:
A segurança e a saúde dos funcionários estão sempre em primeiro lugar:
- As unidades do Grupo EMPAC deverão estar totalmente comprometidas com a meta de acidente zero e com todos os aspectos relativos à Segurança e a Saúde no Trabalho;
- A prevenção de acidentes é dever e compromisso de todos, independentemente de cargo ou função;
- O treinamento, educação e conscientização sobre a prevenção de acidentes devem ser continuamente promovidas de modo a reforçar o comprometimento de todos os profissionais;
- O Grupo EMPAC deverá atender aos requisitos legais e regulamentares relacionados à segurança e a saúde, além de verificar a aplicabilidade dos mesmos pelos seus parceiros;
- Cada funcionário, além de praticar as regras e recomendações de segurança e utilizar os equipamentos de proteção individual e coletiva adequados, é responsável pela preservação e manutenção de sua segurança;
- Todas as ações necessárias serão desenvolvidas pela Alta Direção do Grupo EMPAC para o efetivo atendimento de sua Política de Saúde e Segurança no Trabalho;
- A divulgação desta política apresentada por meio deste material será promovida em todos os níveis nas Unidades do Grupo EMPAC.
POLÍTICA DE TRATAMENTO DE RECLAMAÇÃO DE CLIENTES
O Grupo EMPAC, define uma Política para Tratamento das Reclamações de Clientes, orientando todas as ações e procedimentos que devem ser divulgados a todos os profissionais da empresa, visando a sua compreensão e o consequente direcionamento de suas atividades. Ficou assim definido a Política para Tratamento das Reclamações de Clientes:
A EMPAC como empresa atuante no ramo de pré-fabricados de concreto, se compromete a buscar a melhoria contínua dos produtos e serviços, valorizando e dando efetivo tratamento às reclamações de clientes, conhecendo, definindo responsabilidades, analisando criticamente os resultados, comprometendo-se a cumprir e sujeitando-se as penalidades em lei para atendimento aos requisitos legais, estatutários e de clientes.
Para isso, nos comprometemos a:
a) Valorizar e dá efetivo tratamento às reclamações, apresentadas pelos clientes;
b) Conhecer e comprometer-se a cumprir e sujeitar as penalidades em lei;
c) Analisar criticamente os resultados, bem como tomar as providências devidas, em função das reclamações recebidas;
d) Definir responsabilidades quanto ao tratamento das reclamações;
e) Comprometer-se a responder ao In metro qualquer reclamação que o mesmo tenha recebido e no prazo por ele estabelecido.
POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE
Alinhado com a Missão, Visão, Valores e Política da Qualidade, pautada pela Ética, com o objetivo de se manter competitiva e atuar com excelência empresarial, considerando em seus processos decisórios o equilíbrio das dimensões econômicas, sociais e ambientais com as necessidades atuais da sociedade e das futuras gerações, a EMPAC define um conjunto de princípios e diretrizes de sua atuação empresarial.
Para isso, nos comprometemos a:
a) Conduzir o negócio em conformidade com a legislação vigente do País, adotando preceitos de responsabilidade social e coerente com os compromissos nacionais e globais publicamente assumidos;
b) Atuar de forma responsável sobre o uso dos recursos naturais, considerando os limites e a capacidade de regeneração do ambiente natural, mitigando impactos e contribuindo para a preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos, dos recursos energéticos e buscando continuamente, alternativas criativas em suas operações;
c) Promover a diversidade e o desenvolvimento permanente do capital humano e intelectual dos seus profissionais, de forma justa, clara e meritória;
d) Promover e construir um processo de comunicação organizacional interno e externo aberto ao diálogo social permanente;
e) Engajar as partes interessadas no modelo de Sustentabilidade e estruturar as decisões e escolhas com base nos princípios regidos neste modelo e liderar esforços para elaboração de acordos e projetos conjuntos entre iniciativa privada, sociedade e governo;
f) Estimular e apoiar as iniciativas dos profissionais, fornecedores, clientes, parceiros locais, governos e sociedade que partilham de nossos compromissos com a Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no sentido de empreender mudanças de forma responsável, ética e justa, buscando o equilíbrio ambiental e o bem estar coletivo;
g) Construir e manter uma lógica de negócios com o compromisso de gerar riqueza;
h) Buscar a melhoria da gestão e do desempenho em sustentabilidade.
POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E OPORTUNIDADES
A Política de Gestão de Riscos e Oportunidades define um conjunto de princípios e diretrizes para a Gestão de Riscos na EMPAC – “Empresa de Artefatos de Concreto Ltda”, de forma a possibilitar a identificação, avaliação, priorização e tratamento dos Riscos para a perpetuidade dos negócios.
O objetivo desta Política é estabelecer as diretrizes que regulamentam a Gestão Baseada em Riscos e Oportunidades, suficientes para propiciar à EMPAC capacidade de cumprir com a sua missão bem como seus objetivos estratégicos, tendo como pressupostos:
· Estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades pela Gestão de riscos e oportunidades na EMPAC, orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos que possam afetar o atingimento dos objetivos da empresa, estabelecer controles e procedimentos para monitoramento, de forma a prevenir sua ocorrência ou minimizar seu impacto e incorporar a visão de riscos à tomada de decisões estratégicas;
· Assegurar que os riscos sejam gerenciados de forma: Preventiva, Segura, Eficiente e Eficaz;
· Otimizar nossa eficiência operacional;
· Preservar e aumentar o valor da nossa organização, mediante a redução da probabilidade e/ou impacto de eventos de perda;
· Adotar e difundir uma postura de maior transparência em relação às partes interessadas, através do reconhecimento dos riscos inerentes a suas operações, seus procedimentos de mitigação, bem como sua real eficácia;
· Contribuir para a manutenção e melhoria contínua da imagem corporativa, ao medir, monitorar e gerir impactos de desempenho das operações, estabelecendo um panorama de menor risco às partes interessadas;
· Instituir uma cultura de gestão eficaz dos riscos na EMPAC;
· Antecipar e responder às mudanças nas exigências econômicas, sociais, ambientais e legislativas;
· Aumentar a conscientização sobre a necessidade de gestão de riscos e oportunidades;
· Responder às demandas institucionais sobre o assunto e iniciar um ciclo de melhoria contínua dos mecanismos de governança.
POLÍTICA DE DIVERSIDADE E IGUALDADE
A EMPAC como empresa atuante no ramo de pré-fabricados de concreto, é uma empresa que se empenha para criar um ambiente de trabalho em que a diversidade no que se refere às faixas etárias é a chave para a disseminação de conhecimento e de aprendizado. Nosso objetivo é desenvolver um ambiente de trabalho sem discriminação e com oportunidades iguais para todos. Promover a diversidade e a equidade de gênero é estimular, através da mistura de pessoas, ideais e experiências diferentes, a criatividade e inovação na superação dos desafios.
A EMPAC enxerga isso como fator fundamental para o aperfeiçoamento das relações de trabalho no ambiente para homens e mulheres. Um ambiente onde o respeito e a igualdade de direitos são premissas básicas para o encontro de novas perspectivas e soluções de relacionamento e produtividade.
POLÍTICA DE COMPLIANCE
A EMPAC, buscando adotar os mais altos padrões de compliance, fortalecer e conduzir os seus negócios de forma sustentável, legal, ética e transparente, em alinhamento à sua Identidade Organizacional, e ainda, respeitando as leis e os regulamentos aplicáveis, estabelece os seguintes compromissos:
· Promover uma cultura de integridade através da conscientização e educação dos funcionários e parceiros de negócios, baseada nos seus princípios e valores e no seu Código de Ética e de Conduta;
· Promover um ambiente participativo e inclusivo, através de comunicação aberta e transparente entre todos os níveis no Grupo EMPAC e incentivar o questionamento respeitoso, propositivo e construtivo em todas as suas atividades;
· Promover o fortalecimento de um senso comum saudável, a percepção de riscos potenciais de non-compliance e a determinação para agir quando necessário;
· Promover a conformidade e o atendimento às legislações e aos regulamentos aplicáveis, especialmente à lei anticorrupção;
· Atuar de forma preventiva buscando evitar riscos de perdas, fraudes e combater possíveis ações de corrupção e suborno ou condutas que possam causar prejuízos materiais e danos à imagem da empresa;
· Fortalecer e disseminar a cultura de controles internos, garantindo o cumprimento, a adequação e o alinhamento das políticas e dos instrumentos internos à legislação aplicável;
· Assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento de controles internos confiáveis, de forma a mitigar os riscos, considerando a complexidade de cada processo.